IPTU 2022 → Pagamento, Emitir 2 VIA, Consulta, Valor

É tudo sobre o IPTU 2022 que você poderá encontrar aqui neste post. Sendo assim, explicaremos exclusivamente para você de uma forma simples e fácil o que é esse imposto e como ele funciona. Além disso, mostraremos também quem deverá pagar essa taxa em 2022. Quer ficar por dentro de tudo isso e muito mais? Então, não deixe de conferir esse post até o final. Vem conosco!

IPTU 2022
IPTU 2022

Visto que o IPTU é nada mais nada menos do que um dos impostos mais importantes do Brasil, é mais do que necessário que você entenda tudo sobre ele. Por isso, preparamos uma matéria com todos os detalhes sobre esse imposto. Sendo assim, continue acompanhando esse post aqui conosco para você ficar por dentro das mais importantes informações sobre o IPTU 2022 e muito mais.

Confira agora mesmo:

O Que é o IPTU?

O IPTU é nada mais nada menos do que a sigla referente ao “Imposto Predial e Territorial Urbano”. Esse imposto é cobrado apenas das pessoas que possuem uma propriedade imobiliária urbana. Sendo assim, pessoas que possuem, por exemplos casas, apartamentos e imóveis comerciais deverão obrigatoriamente pagar o valor estipulado anualmente.

As prefeituras são as grandes responsáveis pela cobrança desse imposto que possui como objetivo principal fiscalizar o valor do imóvel e, claro, obter recursos financeiros para o Governo. É importante lembrar que cada cidade escolhe os critérios para a cobrança. Sendo assim, os valores de IPTU podem variar de região para região.

Dito isso e mais um pouco, confira agora mesmo como é realizado o cálculo do IPTU 2022.

Leia também:

Cálculo do IPTU

O cálculo do IPTU 2022 é muito fácil de ser compreendido. Isso devido ao fato de que ele leva em conta o valor venal. Sendo assim, é importante lembrar que o valor não é cálculo por quanto o imóvel vale atualmente no mercado.

O valor venal é nada mais nada menos do que a estimativa realizada pelo poder público sobre o valor de um determinado bem. Ele é definido por três fatores, sendo eles: área do imóvel, localização e idade do imóvel.

A área construída diz respeito a metragem da área que foi construída em um terreno. A localização leva em conta o local do imóvel. Afinal, os imóveis localizados em regiões privilegiadas da cidade passam a ser considerados mais valorizados. Além disso, a idade do imóvel estabelece que os imóveis novos são mais valorizados, enquanto os mais antigos são considerados menos devido a sua depreciação.

Sendo assim, após analisar todos os fatores cada município estabelece uma alíquota que será então aplicada ao valor venal.

Valor do IPTU 2022

O valor do IPTU do seu imóvel poderá ser consultado diretamente online. Sendo assim, agora não existe a necessidade de se dirigir até a prefeitura de sua cidade para verificar o valor desse imposto.

Diante disso, confira agora um passo a passo de como ter acesso ao valor do seu IPTU.

  1. O primeiro passo consiste em acessar o site da prefeitura do seu município;
  2. seleciona a aba que contenha “IPTU” ou “Impostos”;
  3. Preencha os dados com o número de inscrição do seu imóvel;
  4. Selecione o ano de exercício do imposto, ou seja, “2021”;
  5. Informe o código de segurança exibido na tela;
  6. Clique em “Consultar”.

Pagamento do IPTU 2022

A cobrança do IPTU é realizada no início de cada ano. Sendo assim, ela é realiza juntamente com os outros tributos anuais como, por exemplo, o IPVA. Para consultar o IPVA acesse Aqui.

O seu pagamento deverá ser realizado por meio de guia individual, Sendo que, essa guia é fornecida pelas prefeituras em formato físico e digital. Além disso, o contribuinte na maioria das vezes possui duas opções de pagamento para pagar o IPTU 2022: à vista e à prazo.

Se ainda sim, você possuir qualquer dúvida em relação ao IPTU 2022, comente! Será um prazer te ajudar a entender tudo sobre esse assunto.

Deixar uma resposta